quarta-feira, 30 de março de 2011

Fábulas Curitibana

    No Dia 25 de Março na Escola Padre Colbacchini os alunos das 8ª séries receberam a visita de um grupo de teatro para apresentar uma peça  chamado ''Fábulas Curitibanas'' que vieram fazer um teatro sobre a nossa maravilhosa cidade de Curitiba. Contando histórias de nossos antepassados, com acontecimentos verdadeiros e ficcionais.
    Os atores interpretaram as histórias com humor e muita sinceridade fazendo com que os alunos se interessassem mais sobre os contos  que marcaram nossa cidade. O objetivo da peça foi resgatar os valores da nossa cidade levando ao público a ter amor a nossa grande  Curitiba.
     Os atores deixaram o livro ''O Passeio do Zepelim'' de Luiz Carlos Pazello contando histórias da primeira e única capital de pirmeiro Mundo no Brasil. Neste livro contém histórias como ''O tubo X, Um ato de caridade cristã, O dia em que a rua XV alagou''.
  '' O sombra estava lá, ridicularizando um gordo. A caricatura medíocre ficou leve e imbecil, mas as pessoas gostavam, olhavam e desviavam. A Rua XV estava movimentadíssima, cheia de bundinhas bronzeadas , vindas de Matinhos e Caiobá, rebolando encobertas apenas por shortinhos e sainhas veranis - exibidas e cínicas aos olhos dos veados e dos velhos tarados da Boca Maldita.''


Colaboradora: Anne e Rafaela alunas da 8ª A

quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola Colbacchini visita Unidade de Valorização de Recicláveis

A Escola Estadual Padre Colbacchini visitou a Unidade de Valorização de Recicláveis em Campo Magro com as turma da 5ª série no dia 23/03/2011 no período da manhã e da tarde, tendo como  objetivo levá-los a uma educação ambiental; possibilitando desta forma quer na escola, em casa ou na rua tomar atitudes que não degridem o meio ambiente, final de contas, o nosso planeta é a nossa casa e não gostaríamos de morar numa casa suja. 

Foi proporcionada uma palestra com a monitora Michele, onde   foi passado informações de como funciona a Unidade de Valorização de Recicláveis e qual o destino que é  dado ao material recolhido pelo pessoal do Caminhão do Lixo que não é Lixo.

Depois fomos visitam o setor de  produção onde são separados os recicláveis dos dejetos,  estes são destinado ao aterro publico. Conhecemos também o museu do materiaisl que são jogados no lixo. Lá foram encontrados geladeira, computador, telefone antigo, vestido de noiva entre outros.

terça-feira, 1 de março de 2011

O PAPEL DA ESCOLA NOS TEMPOS DE HOJE


As crianças sentadas hoje nos bancos escolares do Brasil estão sendo preparadas para o futuro que as espera?
Como educar cidadãos para enfrentar e quem sabe melhorar uma sociedade desigual, com ricos cada vez mais ricos e competitividade crescente?
O que fazer para que a geração que hoje freqüenta os bancos das escolas aprenda a proteger o planeta? Qual a melhor maneira de mostrar a esses jovens, habituados a relações virtuais, como é valioso o contato físico, o olho no olho?
O papel da escola na sociedade atual é muito importante. É através dela que formaremos cidadãos competentes, conscientes e preparados para viver em sociedade.

A escola traz muito mais que a educação para as crianças e jovens traz a fonte de energia para eles continuarem a lutar na vida, muitos repórteres já relataram crianças que vão à escola em busca de merenda escolar, elas não tem o que comer na própria casa e é na escola que buscam alimento. Na sociedade atual a escola empenha na vida de alunos oportunidades, de se tornar uma pessoa mais culta, o conhecimento é algo que sabemos e temos a certeza que ninguém nunca poderá nos tirar e a escola oferece este conhecimento.
Mas não basta apenas entregar um conjunto de informações, é preciso preparar para pensar mesmo num país como o nosso onde temos escolas em situações precárias e professores despreparados.
É na escola que se garante o futuro e onde se descobre o que queremos para a vida, professores lutam todos os dias para dar qualidade de ensino para os alunos e à escola é o berço para vida descente é lá onde aprendemos tudo o que vamos levar para o resto da vida.
O incentivo vem de todos para que a escola faça parte do futuro relacionando o conhecimento e o saber, ensinar aos alunos o senso de crítica, comunicação e trabalho, tudo de uma forma dinâmica de ensino.
Muitas mudanças ainda devem ser feitas e no Brasil a educação nas escolas ainda é infelizmente muito carente e existe ainda um número muito significativo de analfabetos que não freqüentam e nunca freqüentaram uma escola. A sociedade com certeza passará por grandes mudanças e quem sabe as escolas no futuro poderão ensinar muito mais do que aprendemos hoje.
Portanto para se formar adultos educados, cultos, conscientes e capazes  é necessário uma educação decente desde casa e fazendo da escola sua extensão.