 |
HELIO LEITES |
 |
PALETRA COM A ESCRITORA ADELIA |
 |
TEATRO DE BONECO DA BPP |
 |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM HÉLIO LEITES |
A Escola Estadual Padre Colbacchini, localizada no bairro Butituvinha, realizou nos dias 26, 27 e 28 uma Oficina de Literatura envolvendo os alunos da 5ª e 6ª séries com a presença da bibliotecária Lidia da Biblioteca Publica do Paraná e da escritora Adélia Maria Woelder. A bibliotecária Lidia realizou um teatro de bonecos onde possibilitou aos nossos alunos, por meio de histórias engraçadas tirar uma mensagem positiva, enquanto a escritora, por meio de um bate papo descontraído partilhou um pouco de suas experiências e tirou duvidas de nossos alunos; afinal de contas não é sempre que se tem uma escritora em nossa escola. A oficina teve um único objetivo: despertar o interesse dos alunos pela leitura e isto aconteceu graças a parceria que a escola conseguiu com a Biblioteca Publica do Paraná. Outra parceira da escola é a Fundação Cultural de Curitiba que a presenteou com contação de histórias com Hélio Leites dia 17 de abril e com a peça de teatro Fábulas Curitibanas, dia 25 de março.
A Escola Padre Colbacchini desenvolverá durante este ano um projeto de incentivo à leitura, dentre várias iniciativas, destaca-se o Acantonamento onde 25 alunos pernoitarão na BPP e por meio de diversas atividades tais como: cinema, contação de histórias, visita as dependências da BPP com lanternas, entre outras. Este projeto surgiu pela importância que a leitura faz às pessoas e pela motivação do curso de Profuncionário de Biblioteconomia, fornecendo embasamento teórico e uma visão geral do que é uma biblioteca e os meios para estimular novos leitores. “Ler é uma questão de sobrevivência e quem não cria o habito de leitura diária não conseguirá sobreviver a um mundo capitalista e seletivo em que vivemos”. “Os livros que lemos apenas é um treinamento para lermos o livro mais importante de nossa vida: a nossa história. Cada dia que passa é uma página que fazemos e se não criarmos um hábito pela leitura teremos uma maior dificuldade de fazermos uma releitura de nossa história e do mundo que está em nossa volta.” , estes são os pensamentos que norteiam todo esse projeto.
Além do acantonamento fazem parte do projeto de leitura a hora do livro onde todos os alunos e professores param uma aula por semana para ler livros em sala de aula. Para o mês de maio estão programadas visitas das turmas na biblioteca escolar para uma palestra sobre a importância da leitura e a campanha “Doe um livro para a escola” que tem como objetivo arrecadar livros para a biblioteca escolar e aproximar a comunidade escolar com a instituição, a escola também tem o Jornal Colbacchini, um jornal on line mensal da escola (
www.jornalcolbacchini.blogspot), que além das matérias postadas pelos alunos da 8ª série, há fotos da escola e eventos, vídeo e links interessantes como History, Mundo Estranho, Museu em 3D entre outros, possibilitando aos alunos o interesse de fazer leitura de outros meios de informação; para o segundo semestre estará programada uma gincana literária tendo como objetivo interagir cultura com atividades recreativas e a oficina de Stop Motion (animação de fotografias) para os alunos da 8ª série.
8 comentários:
Muito bom seu Trabalho .
Otimo;gostei muito desse blog;parabens s2
Gostei muito muito ;mesmo do seu trabalho bem interesante.Mais so que tinha que ter mais ft dos alunos e da escola em geral.
nossa faz muito tempo desses passeios e imagens da escola ficou muito bom o blog parabéns as professoras,professores,direitora,pedagogo,espetoras bjoss
Que legall esse blog amei tudoo as coisas bjoss
achei muito legal parabéns
Gostei muito do site,pq tem jogos,literatura,fotos,etc.
sneider 8°b
eu adorei esse trablho e dimais eu amei
Postar um comentário